Fale Conosco
logomarca cnpq
 
busca no site mapa do site
<a href="../cnpq/mapa.htm" class="menu_topo">mapa do site</a>
 
Auxílios
 
 
 
   
 

 

Apresentação

Outra forma de apoio oferecido pelo CNPq é o auxílio à pesquisa. Entre as várias modalidades de auxílio, há o subsídio a publicações científicas, o apoio à capacitação de pesquisadores por meio de intercâmbios científicos ou da promoção e atendimento a reuniões e congressos científicos.

A modalidade de auxílio mais procurada é o apoio a projetos de pesquisa, realizado por meio de chamadas ou editais públicos.

Os Editais, amplamente divulgados pela página Editais, são financiados com recursos próprios do CNPq, ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais. Todos seguem as regras gerais dos Projetos de Pesquisa abaixo apresentados e utilizam o formulário geral adaptado a cada edital e encontrado na página de Formulários.

Os Editais com recursos de Fundos Setoriais ou outros Ministérios têm também finalidades e regras específicas explicitadas nos próprios editais.

Os principais Editais publicados com recursos do CNPq são o Universal, o Milênio e o Casadinho, e em parceria com Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAPs) são o Pronex e o Programa Primeiros Projetos.

Para a apresentação de um projeto de pesquisa é essencial ao candidato estar familiarizado com as regras gerais do apoio à pesquisa e as regras específicas de cada edital, apresentadas abaixo e na página de Editais.

Normas Gerais para Auxílios

Normas Específicas

Áreas do Conhecimento