Infraestrutura de Pesquisa Infraestrutura de Pesquisa

  1. O que é uma Infraestrutura de Pesquisa?

    Conjunto de instalações físicas e condições materiais de apoio (equipamentos e recursos) utilizados pelos pesquisadores para a realização de atividades de P&D. Esse conceito envolve os seguintes elementos: Instalações físicas (usualmente imóveis) que abrigam os equipamentos e instrumentos usados nas atividades de P&D, Principais equipamentos e instrumentos utilizados em atividades de P&D; Recursos baseados em conhecimento (como bibliotecas, coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas; Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos). São exemplos de infraestruturas de pesquisa: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, redes integradas de instalações de P&D, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, bibliotecas especializadas, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras. Sendo assim, as infraestruturas de pesquisa podem ser classificadas em várias categorias (ver, no glossário, o termo "classificação da infraestrutura"), muito embora, a categoria mais comum seja o laboratório. Dado que o laboratório é a infraestrutura típica de pesquisa, o formulário sempre irá se referir ao termo laboratório/infraestrutura a fim de ressaltar que o termo infraestrutura, neste caso, é um conceito que não se limita às instalações físicas, mas inclui equipamentos, instrumentos e outros recursos. Considerando a diversidade e a heterogeneidade das infraestruturas de pesquisa existentes nas várias instituições e áreas do conhecimento, optou-se por trabalhar inicialmente com alguns tipos de infraestruturas cujas similaridades permitiriam a aplicação de um questionário padrão. Nesse sentido, na primeira etapa do projeto, as infraestruturas cujas principais características e especificidades não seriam captadas por este questionário padronizado responderão apenas a algumas questões iniciais de identificação. Esse conjunto envolve bases de dados, redes de informática, bibliotecas, coleções, reservas, estações experimentais, que contarão, no futuro, com formulários mais específicos. Além disso, nesta primeira etapa, o levantamento foca apenas em laboratórios e demais infraestruturas das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

  2. Quais são os tipos de infraestruturas de pesquisa? Como as infraestruturas podem ser classificadas?

    As infraestruturas de pesquisa podem ser classificadas nas seguintes categorias: Base de dados Biblioteca ou acervo Biotério Centro de computação científica, datacenter ou infraestrutura de TI Coleção de recursos biológicos Coleção de recursos minerais Estação ou fazenda experimental Estação ou rede de monitoramento Estufa, câmara de crescimento ou viveiro Laboratório Laboratório de informática para uso didático Navio de pesquisa ou laboratório flutuante Observatório Planta ou usina piloto Reserva Outro O formulário padrão que está sendo utilizado, na primeira etapa do projeto, é adequado para captar as principais características das infraestruturas classificadas como: laboratório; estação ou rede de monitoramento; navio de pesquisa ou laboratório flutuante e planta ou usina piloto. Portanto, na primeira etapa do projeto, essas serão o foco do levantamento.

  3. Quem é um coordenador ou responsável pela Infraestrutura?

    O coordenador é o responsável, junto à administração superior da instituição, pelo gerenciamento do laboratório / infraestrutura e pelo preenchimento deste formulário. Suas atribuições envolvem: Supervisão da equipe de pesquisadores e da equipe de apoio técnico. Gerenciamento da utilização do espaço físico e dos equipamentos e instrumentos disponíveis. Interlocução e contato com outras instituições de pesquisa ou universidades. Organização dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no laboratório / infraestrutura e alocação da equipe e dos equipamentos entre os diferentes projetos. Inclusão e atualização dos dados do laboratório / infraestrutura no sistema. O coordenador é cadastrado previamente no sistema pelo dirigente de pesquisa da sua instituição. Pode haver mais de um coordenador em um mesmo laboratório / infraestrutura; porém apenas um deles é habilitado a incluir e atualizar os dados no sistema. Admite-se até dois coordenadores ou responsáveis por infraestrutura. No entanto, apenas a senha Lattes do primeiro coordenador ou responsável dá acesso à inclusão e atualização de dados no formulário.

  4. Uma infraestrutura pode ter mais de um coordenador ou responsável?

    Uma infraestrutura pode ter mais de um coordenador ou responsável. A inserção do segundo coordenador ou responsável pode ser feita na tela Caracterização, no campo -Coordenação, clicando no botão Adicionar outro coordenador. No entanto, apenas a senha Lattes do primeiro coordenador ou responsável dá acesso à inclusão e atualização de dados no formulário.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30