Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq e ações no âmbito de sua competência.

Conteúdo com Pagina - Perguntas Frequentes 1F-Auxílio Pesquisador Visitante.

Auxílio Pesquisador Visitante (APV)

  1. Qual a finalidade do Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    Possibilitar a pesquisador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida competência, a colaboração com grupos de pesquisa nacionais para o desenvolvimento de projetos/planos de trabalho de natureza científica, tecnológica e/ou de inovação.

  2. Como faço para solicitar um Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    A solicitação é efetuada pelo pesquisador interessado por meio do Formulário de Propostas On-line: http://efomento.cnpq.br/efomento/, de acordo com o calendário e normas da modalidade .

  3. Qual o prazo estabelecido pelo CNPq para que seja submetida a proposta eletrônica Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    O prazo para submissão eletrônica da proposta é de 90 (noventa) dias de antecedência à data de início das atividades. O resultado do julgamento será divulgado na página do CNPq na internet e/ou por notificação ao candidato informando o parecer final.

  4. Quais os requisitos e condições para a concessão do Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    • ser pesquisador de comprovada qualificação e experiência;

    • ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A atualização das informações do

    currículo Lattes é de total responsabilidade do proponente;

    • ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto. Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo estará caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa e/ou ensino, documento esse expedido por autoridade competente da instituição.

    • Pesquisadores aposentados deverão comprovar em seu Currículo Lattes que mantém atividades acadêmico-científicas e apresentar declaração da instituição de pesquisa ou de pesquisa e ensino concordando com a execução do projeto.

  5. Quais os documentos indispensáveis para inscrição do Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    Formulário de Propostas Online; e - Currículo do solicitante atualizado na Plataforma Lattes. - Plano de trabalho deve detalhar as atividades, de pesquisa e de ensino, a serem desenvolvidas pelo visitante. - Para pesquisador visitante estrangeiro deve ser informada a home page ou anexado o arquivo que contém seu currículo. - Solicitante deverá obter e manter sob sua guarda até a aprovação do relatório técnico final, as declarações formais do pesquisador visitante concordando com o Plano de Trabalho proposto e o período previsto para seu desenvolvimento e, da instituição de execução do projeto, disponibilizando condições operacionais e de infraestrutura para execução do projeto no período estabelecido.

  6. Qual o período de duração do Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    Por um período mínimo de 10 (dez) dias e máximo de 90 (noventa) dias.

  7. Quais os itens de custeio financiáveis para o Auxílio Pesquisador Visitante (APV)?

    Passagens nacionais ou internacionais, conforme o visitante. - Diárias no País, conforme valor estabelecido em Resolução Normativa específica.

  8. A reserva e aquisição da passagem aérea deve ser efetivada pelo bolsista ou pelo CNPq?

    O contemplado com o auxílio receberá o valor solicitado e se encarregará de reservar e adquirir a passagem. A reserva deverá ser feita tendo como base a tarifa de menor valor, oferecida pelas companhias aéreas que oferecem o trecho da viagem.

  9. Para onde devo enviar a prestação de contas do Auxílio Pesquisador Visitante (APV) e quais os formulários necessários?

    Deverá ser enviada ao: CNPq / Coordenação de Operação de Projetos de Pesquisa - COOPP, SHIS QI 1, Conjunto B, Bloco B, Térreo - Lago Sul – Brasília, DF - Cep: 71605-001.

    Sendo necessários os seguintes formulários: - Formulário de encaminhamento de prestação de contas; - A relação de pagamentos; - O bilhete de passagem; - O relatório técnico do visitante.

  10. É necessário abrir conta pesquisador para receber o auxílio?

    Não, o recurso será creditado em conta pessoal/particular junto ao Banco do Brasil S/A, cadastrado pelo pesquisador na Plataforma Carlos Chagas
    Deverá acessar : http://carloschagas.cnpq.br/

    Gerenciamento de  projetos
    Cadastro de dados bancários
    Salvar
     

  11. Onde encontro o documento "Declaração de Diárias" (Anexo IV) e o recibo (Anexo V) ?
  12. Como fico sabendo o resultado do julgamento?

    Os resultados do julgamento serão divulgados no Diário Oficial da União, na página do CNPq na Internet e/ou por notificação eletrônica ao proponente.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30