Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq e ações no âmbito de sua competência.

Conteúdo com Pagina - Perguntas Frequentes 1D-Auxílio Editoração.

Auxílio Editoração - AED

  1. Na descrição detalhada, como relacionar as indexações existentes?

    Indicar quais são os indexadores da revistas, como por exemplo SCIELO, ISI, WEB of SCIENCE, QUALIS, etc...

  2. O Programa Editorial auxilia a publicação de livros ou artigos?

    Informamos que o Programa Editorial não auxilia a publicação de livros ou artigos e destina-se ao apoio a periódicos científicos, com circulação regular, indexações, com existência de no mínimo 2 anos e promovidos por sociedades científicas.

  3. Qual a finalidade do Apoio às Publicações Científicas do CNPq (AED)?

    O Programa tem por finalidade apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas simultaneamente por meio eletrônico na Internet, em modo de acesso aberto, em todas as áreas do conhecimento. Essas publicações devem ser mantidas e editadas por instituição ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos, doravante denominada entidade mantenedora, de âmbito nacional, que contribua para elevar o nível de qualidade, forma e conteúdo das revistas nacionais dedicadas à Ciência e Tecnologia, para divulgação no Brasil e no Exterior.

  4. Como fazer a inscrição para o Programa de Auxílio a Apoio às Publicações Científicas do CNPq (AED)?

    As inscrições serão feitas, exclusivamente, por meio de Formulário Eletrônico On-line disponibilizado no site do CNPq. Ressalta-se que o Programa de Auxílio a Apoio às Publicações Científicas do CNPq - AED é regido por Editais específicos. Em 2011 o Edital foi o de Nº 15/2011, que pode ser visualizado por meio do acesso: Chamadas públicas

  5. Como receber recursos para financiamento de publicações?

    O CNPq, por meio do Programa Editorial, auxilia publicação de periódicos (revistas) científicos, com circulação regular, no mínimo semestral existente há no mínimo 2 anos, indexações, Corpo Editorial, entre outros. O auxílio se dá por meio de editais específicos. Mais informações podem ser verificadas na página do CNPq no link http://www.cnpq.br/web/guest/auxilios1

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  6. Como saber a lista das revistas indexadas especificamente nas áreas de ciencias sociais, economicas e ambientais para publicaçao de artigos?

    É possível verificar no site www.scielo.br os indexadores existentes nas publicações.

  7. Quais os itens financiáveis no Apoio às Publicações Científicas do CNPq (AED)?

    Os recursos concedidos destinam-se à aquisição de material de consumo (como papel, material fotográfico, correio, envelopes e etiquetas) e para serviços de terceiros (pagamento de pessoal especializado em editoração, tradutores por tempo determinado, sem vínculo empregatício, e pagamentos de prestação de serviços por empresas especializadas na área de editoração e softwares). As demais despesas deverão ser de responsabilidade do solicitante/instituição proponente. O Edital específico da chamada indica os itens financiáveis.

  8. Como acessar endereços, nomes e classificação de algumas revistas reconhecidas pelo CNPq, para possíveis publicações?

    É necessário procurar uma revista específica da área de conhecimento e seguir os trâmites editoriais dela, bem como consultar através do site de indexação scielo na página eletrônica http://www.scielo.br/ sua relevância na comunidade.

  9. Qual o período de inscrição para o Programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq (AED)?

    Este auxílio é concedido por meio de Chamada anual, o interessado deverá consultar: Chamadas públicas

  10. Quais os requisitos básicos exigidos pelo programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq (AED)?

    - Publicar mais de 50% de artigos científicos e/ou técnico-científicos, gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas; - Possuir abrangência nacional/internacional quanto a colaboradores, corpo editorial e conselho científico (este, de alto nível); - Ter circulado regularmente no ano imediatamente anterior à data da solicitação; - Publicar, no mínimo, 05 (cinco) artigos por fascículo; - Publicar, pelo menos, 02 (dois) fascículos por ano; - Não ser revistas departamentais, institucionais ou regionais, que publique predominantemente trabalhos localizados; - Atender aos padrões mínimos de normalização da ABNT; e - Possuir número internacional normatizado para publicações seriadas ISSN (obtido junto ao Instituto Brasileiro de Informação em C&T IBICT).

  11. Qual a vigência do meu processo?

    O período de aplicação dos recursos é de 12 (doze) meses, a contar da data da assinatura do Termo de Aceitação

  12. Como cadastrar a conta pesquisador ?

    Deverá acessar : http://carloschagas.cnpq.br/
    Gerenciamento de de projetos
    Cadastro de dados bancários
    Salvar
     

  13. Qual o prazo para prestação de contas?

    Deverá apresentar a prestação de contas financeira em até 60 (sessenta) dias após o término da vigência do projeto/plano de trabalho, em conformidade com o disposto no Manual de Utilização de Recursos Financeiros e Prestação de Contas, via Plataforma Carlos Chagas http://www.cnpq.br/web/guest/prestacao-de-contas1

  14. Como fico sabendo o resultado do julgamento?

    Os resultados do julgamento serão divulgados no Diário Oficial da União, na página do CNPq na Internet e/ou por notificação eletrônica ao proponente.

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