-
BERTHA BECKER ( 1930 - 2013)Geógrafa
Bertha Koifmann Becker nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1930. Fez seus estudos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (FNFi/UFRJ), e graduou-se como Bacharel e Licenciada em Geografia e História, respectivamente no ano de 1952...Bertha Koifmann Becker nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1930. Fez seus estudos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (FNFi/UFRJ), e graduou-se como Bacharel e Licenciada em Geografia e História, respectivamente no ano de 1952. Ingressa como docente em 1958 na Universidade do Brasil (UFRJ) e, em 1970, defendeu a tese de doutoramento em Ciências no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste mesmo ano defendeu a tese de Livre-Docência no mesmo Instituto. Em 1986, realizou um Pós-Doutorado na prestigiada universidade americana - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no Department of Urban Studies and Planning. Foi aprovada como professora titular do Instituto de Geociências, em 1994 e trabalhou neste Instituto até 2000. Aposentou-se, mas continuou suas atividades de pesquisadora e docente como professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ) até os dias atuais. A professora e pesquisadora Bertha dedicou boa parte de sua vida intelectual e científica aos estudos sobre a Amazônia. Seus estudos empíricos e teóricos fazem uma síntese das mudanças provocadas pelas tranformações ocorridas nas dinâmicas espaciais da região amazônica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciência, desde 06 de junho de 2006. É consultora ad hoc de várias instituições científicas e membro de conselho editorial de editoras nacionais e internacionais. Coordena diversos projetos de pesquisa e participa da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.
Principais Obras: Dimensões Humanas da Biodiversidade - O Desafio de Novas Relações Sociais (co-autoria de Irene Garay); Migrações Internas no Brasil - Reflexo da Organização do Espaço Desequilibrada Tecnologia e gestão do território (Bertha Becker et al.); Amazônia. Geopolítica na virada do III Milênio (2004, Garamound, 172 pag, Rio de Janeiro; Um Futuro para Amazônia (co-autoria de Claudio Stenner); Dilemas E Desafios Do Desenvolvimento Sustentável (Bertha Becker, Ignacy Sachs e Cristovam Buarque); Geopolítica da Amazônia, São Paulo:Garamond: 2006.
Recebeu como reconhecimento do significado da importância do seu trabalho científico os seguintes títulos e homenagens:
Títulos Honoríficos: Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - 2007. Conferencista Emérita - Escola Superior de Guerra - 2007; Doutor honoris causa - Universidade de Lyon III, França - 2005;
Medalhas: Medalha Amigos da Marinha - Marinha do Brasil - 1999; Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - 2000; Medalha David Livingston Centenary - American Geographical Society - 2001; Medalha do Mérito Geográfico - Sociedade Brasileira de Geografia - 2007.
Homenagens:Homenagem do Grupo de Geógrafos Franceses - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (UnB) - 2003; Homenagem do Departamento de Geografia - UNESP, Campus de Rio Claro - 2003.
Fonte: Currículo Lattes/CNPq, acesso em 03 de maio de 2013; e página da ABC www. abc.org.br, acesso no dia 03/05/2013.
Autoria: Hildete Pereira de Melo é Doutora em Economia, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, editora da revista Gênero, pesquisadora da área de Relações de Gênero, História da Ciência, Feminismos, Economia Brasileira.