Agraciados


2010 - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)


Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Fundado em 1887, pelo Imperador D. Pedro II, com o nome de Estação Agronômica de Campinas, passou para o Governo do Estado de São Paulo em 1982. O Instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como missão gerar e transferir Ciência e Tecnologia para o negócio agrícola, primando pela otimização dos sistemas de produção vegetal e pelo desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental. Atua diretamente sobre a agricultura por meio da preservação do patrimônio genético vegetal, do desenvolvimento de novos cultivares e de processos de manejo de culturas de in- teresse agrícola, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos às áreas básicas de desenvolvimento sustentável e agricultura familiar.

Suas ações garantem a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria. Conta com 11 Centros de Pesquisa, distribuídos no Estado de São Paulo, casas de vegetação e laboratórios, distribuídos em 1.279 hectares de terras. O programa de pesquisas executa aproximadamente 645 projetos, destacando-se iniciativas nas cadeias de produção do café, citricultura, borracha, cana-de-açúcar, grãos e fibras, horticultura de mesa, além de áreas básicas de solo e clima, fitossanidade vegetal e mecanização agrícola. Os projetos realizados mediante ensaios e testes no campo, em casas de vegetação e em laboratórios, resultam em novos cultivares, novas tecnologias ou novos processos.

Dispõe de: laboratórios de ciências biológicas que desenvolvem técnicas modernas para a aceleração dos trabalhos de seleção e melhoramento genético das culturas; laboratórios de Engenharia Agrícola para realizar estudos sobre maquinaria agrícola, dinamometria e materiais; além de laboratórios de botânica, citologia e citogenética, biotecnologia, fisiologia de plantas, fitoquímica, biologia molecular, fitopatologia, entomologia, virologia, nematologia e tecnologia de sementes, fibras e fios. Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas para dar suporte aos trabalhos de fitotecnia e melhoramento de plantas, visando a obtenção de cultivares mais produtivos e resistentes a pragas, doenças e condições adversas do ambiente de cultivo.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30