- Qua, 23 Dez 2015 15:12:00 -0200
Pesquisa apoiada pelo CNPq sobre doença da tireoide é destaque na Nature Endocrinology
Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o perfeito funcionamento de todos os órgãos e sistemas do nosso organismo. Em um número significativo de pacientes gravemente enfermos, internados em Unidades de Terapia Intensiva, ocorre uma diminuição nos níveis dos hormônios da tireoide circulantes, uma enfermidade conhecida como “Síndrome do T3 baixo”. Mais importante, essa alteração está associada com um aumento importante da mortalidade desses indivíduos.
Pensando nisso, os pesquisadores do Serviço de Endocrinologia do HCPA/UFRGS vem pesquisando sistematicamente sobre o tema nos últimos anos. Seus artigos levantam questões relevantes e lançam luz em problemas antes desconhecidos.
Digno de destaque, um destes artigos, “IL-6 promotes nonthyroidal illness syndrome by blocking thyroxine activation while promoting thyroid hormone inactivation in human cells”, do Serviço de Endocrinologia do HCPA/UFRGS, desenvolvido pelas pesquisadoras, Simone Wajner e Ana Luiza Maia, foi recentemente citado entre os 10 trabalhos mais relevantes para o avanço no conhecimento das doenças da tireoide da última década (Edição Novembro 2015).
O estudo, que foi publicado no Journal of Clinical Investigation (2011), demonstrou, pela primeira vez, que o estresse oxidativo é o fator determinante na diminuição dos níveis dos hormônios tireoidianos em pacientes gravemente enfermos. Segundo a professora Ana Luiza Maia, “a compreensão dos mecanismos causadores da doença é essencial porque abre novas frentes para o tratamento e conseqüentemente para a melhoria na sobrevida dos pacientes que apresentam essa enfermidade”. A pesquisadora disse ainda que apesar “da doença já ser conhecida há várias décadas, não se sabia o que exatamente causava essa alteração”.
Ana Luiza agradeceu ao apoio do CNP que, segundo ela, “foi fundamental para a realização do estudo. Além do trabalho de pesquisa propriamente dito ter sido financiado através do Edital Universal, o aporte de bolsas aos pesquisadores também é de extrema importância. A coordenadora do Projeto é bolsista de Produtividade em Pesquisa, além dos alunos de iniciação Cientifica que participaram do Projeto”.
Coordenação de Comunicação do CNPq
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas