Acordos Institucionais

O CNPq tem realizado acordos institucionais visando ampliar a visibilidade, utilidade e confiabilidade das informações constantes na Plataforma Lattes, e as instituições parceiras têm se beneficiado ao ampliar os recursos oferecidos aos seus usuários Web.

A integração da Plataforma Lattes com bases de dados de outras instituições, tais como SciELO, LILACS, SCOPUS, Crossref, bases das universidades, conferem ao usuário do sistema a possibilidade de acesso, a partir do currículo do pesquisador, a um vasto acervo de informações científicas relacionadas ao pesquisador .

A Plataforma Lattes é uma base de dados pública, tanto no que se refere ao ingresso quanto à recuperação das informações através da Internet.

Apesar da disponbilização pública das informações, instituições de ensino, pesquisa e inovação do País têm solicitado ao CNPq o acesso aos dados curriculares de seus professores, pesquisadores, alunos e colaboradores, com o objetivo integrar os dados do Lattes aos seus sistemas de informação, gerar indicadores internos de produção científica e tecnológica, realizar estudos através da aplicação de ferramentas de mineração de dados, e apoiar a implementação de políticas de gestão.

Neste sentido, a Agência disponibiliza às instituições duas modalidades que possibilitam o acesso aos dados da Plataforma Lattes :

Extração de CV e Grupos da Instituição
A extração de dados de CV e Grupos de Pesquisa esta disponível a todas as instituições de ensino e pesquisa e inovação do País, que desejam obter os dados de seus grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e alunos registrados na Plataforma Lattes. As instituições interessadas devem encaminhar ofício à Presidência do CNPq, devidamente assinado pelo seu Dirigente máximo, contendo a exposição de motivos e destinação a ser dada aos dados a serem extraídos.

As instituições que já possuem Protocolo de Cooperação Técnica firmado com o CNPq, tem direito de acesso garantido à extração, bastando encaminhar email à Presidência do CNPq formalizando o pedido.

Veja a relação das instituições que já possuem acesso aos serviços de extração de dados da Plataforma Lattes.

Os dados obtidos através dos dois tipos de convênio, estarão sempre no formato padrão XML definido junto a Comunidade Conscientias, responsável pela padronização das informações existentes na Plataforma Lattes.

Informações às equipes técnicas responsáveis pela implementação dos convênios nas respectivas instituições, podem ser obtidas através o e-mail cginf@cnpq.br.

Navegue pelo Mapa do Portal
Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30