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Zaqueu Alves Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
Currículo
Título do Projeto:

álgebras de blowing-up

Resumo:

O presente projeto de pesquisa versa sobre um dos mais importantes objetos de estudo na Álgebra Comutativa, as álgebras de blowing-up. Uma vertente que desejamos entender é a estrutura dessas álgebras para certas classes de ideais de baixa codimensão. Outro viés que estamos interessados é investigar como aspectos sutis dessas álgebras repercutem na teoria dos mapas birracionais e vice-versa.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zefa Valdivina Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
Currículo
Título do Projeto:

banco comunitário de sementes crioulas: uma extratégia para a segurança e soberania alimentar para as comunidades indígenas de etnia guarani-kaiowá de dourados ms

Resumo:

As comunidades indígenas, têm muitas dificuldades de acesso a sementes de qualidade estando que exclusivamente dependente da FUNAI. Além da perda das sementes crioulas locais, o modelo de desenvolvimento atual promoveu profundas modificações na populações indígenas Guarani-kaiowá, estas foram fragmentadas e confinadas a espaços extremamente exíguos. Esse processo de expropriação territorial e confinamento impuseram profundas limitações à sua economia, bem como o esgotamento dos recursos naturais, a desvalorização cultural e a perda de sua identidade. Como consequência desse longo processo histórico de expropriação territorial e desestruturação sociocultural as famílias indígenas são fortemente dependente de polícias sociais, além disso criou-se sérios impasses para a convivência da população aglomerada nas reservas, o que se expressa no agravamento de problemas sociais como a violência, droga, álcool, miséria, conflitos internos, desnutrição infantil e mesmo em frequentes surtos epidêmicos de suicídios. Uma forma de amenizar esta situação é melhorar a autoestima desta comunidade, assim o resgate das sementes crioulas pode ser uma excelente estratégia uma vez que representam parte de um patrimônio genético e cultural dos Guarani–Kaiowá. Portanto, a proposta do desenvolvimento do banco de sementes comunitário, busca promover o empoderamento das famílias e comunidade indígena pelo resgate de espécies importantes de sementes que, além de gerar autonomia aos agricultores e agricultoras, promovem a retomada do equilíbrio ambiental e o resgate da biodiversidade, o que é de grande valor para o fortalecimento da agricultura agroecológica. Assim este tr ... abalho objetiva proporcionar a Comunidade Indígena de Dourados o resgate da antiga prática de produzir alimentos através do uso de sementes crioulas. E ampliar o protagonismo das mulheres e dos jovens neste arranjo produtivo. Para isso serão realizadas várias atividades como a de resgate das espécies crioulas, produção e armazenamento destas espécies, criação de um banco comunitário de semente, cursos e oficinas e feiras de trocas de sementes e saberes. Espera-se com esta tecnologia social promoção da independência da comunidade no tocante a sementes para o plantio; promover a segurança e a soberania alimentar; elevação da autoestima dos agricultores(as) indígenas, decorrentes da troca de experiência e socialização de saberes; resgate e divulgação dos conhecimentos e das espécies e variedades tradicionais e fortalecimento da prática de solidariedade entre as famílias participantes.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil

Vigência:

01/12/2018-31/05/2020

Zefa Valdivina Pereira

Ciências Biológicas

Botânica
Currículo
Título do Projeto:

técnicas de restauraçao ecológica para áreas de preservaçao permanente no sul do mato grosso do sul

Resumo:

O Estado do Mato Grosso do Sul apresenta uma paisagem florística bastante diversificada devido suas relações fitogeográficas com Floresta Atlântica, Cerrado, Chaco e Amazonica. Contudo, o processo de ocupação do estado, assim como em outras regiões, caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. A cobertura florestal nativa foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens bem como o avanço da fronteira urbana que se estendeu por áreas impróprias como fundos de vales e áreas de nascentes acelerando e intensificando desta forma, a degradação do ambiente natural. Assim, com a extensão das fronteiras agrícolas, pecuária, aliadas à falta de tradição florestal e ao desrespeito à legislação, fizeram com que houvesse uma degradação sem precedente nas nascentes, matas ciliares e reservas legais da região. Por outro lado, e o campo da ecologia da restauração se desenvolveu nas últimas décadas, gerando novas ideias e oportunidades, e tem sido encarada como uma nova estratégia para conservação da biodiversidade e integridade dos ecossistemas, além de compreender uma oportunidade de testar a aplicabilidade prática de diversas teorias ecológicas. Contudo, no estado do Mato Gross do Sul existem poucos trabalhos desta natureza. Dessa forma, testar técnicas de restauração no estado do Mato Grosso do Sul é de suma importância para que esses resultados venham subsidiar Políticas Públicas para a normatização dessa atividade. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo avaliar diferentes técnicas de restauração ecológica para Áreas de Preservação Permanente do Mato Gro ... sso do Sul, visando proporcionar subsídios à definição de normas e procedimentos técnico-científicos para restauração de APPs no Estado. Os trabalhos serão realizados em duas áreas sendo uma no complexo de Assentamento Eldorado (INCRA), localizado na zona rural do município de Sidrolândia - MS, situado a 60 km da capital, Campo Grande, compreendendo uma área de 294 hectares. Localiza-se entre as coordenadas 20º57’38,74”S, 54º 44’56,93”O e 20º57’46,75”S, 54º44’54,99”. A outra área é a Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA) da Universidade Federal da Grande Dourados localiza-se próximo a BR 163 Dourados – Ponta Porã, Km 20, apresenta uma área de cerca de 294 ha entre as coordenadas O 55º 00’ 09’’ / S 22º 15’ 03’’ e O 54º 59’ 02’’ / S 22º 13’ 18’’. Espera-se com este projeto verificar quais espécies são melhores espécies indicadas para o estado do Mato Grosso do Sul a serem usadas em plantio total de diversidade; verificar se as técnicas de nucleação de biodiversidade são viáveis para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente no estado; encontrar métodos adequados para a restauração ecológica que sejam viáveis do ponto de vista econômico e ambiental e que permitam práticas futuras de manejo; fornecer dados técnico-científicos sobre restauração de Áreas de Preservação Permanente que possam subsidiar Políticas Públicas para a normatização dessa atividade; fornecer subsídios e sustentação às práticas de intervenção que possam viabilizar a recuperação de grandes extensões de terra com maior garantia de sucesso; capacitar alunos de Graduação e Pós-Graduação para atuar em atividades de Adequação Ambiental, notadamente de propriedades rurais, em face à legislação ambiental vigente; fornecer uma lista de espécies potenciais para restauração de Matas Ciliares no Estado; promover a diversificação florística e genética e a regionalização de matrizes das espécies arbustivo-arbóreas nativas utilizadas em projetos de restauração florestal e fortalecer a rede de pesquisa entre UFGD, EMBRAPA, UFMS e Faculdades Anhanguera de Dourados.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil

Vigência:

01/06/2017-31/05/2020

Zélia Maria Profeta da Luz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
Currículo
Título do Projeto:

avaliação da implantação do programa nacional de suplementação de vitamina a no estado de minas gerais

Resumo:

A deficiência de vitamina A (DVA) é uma das carências nutricionais mais prevalentes em todo mundo. No Brasil, estudos vêm identificando esta deficiência como um importante problema de saúde pública. Desde a década de 80 o Ministério da Saúde distribui suplementação profilática da vitamina para crianças do 6º até o 59º mês de idade. No ano de 2005 foi publicada a Portaria nº 729 que instituiu o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA). Apesar de municípios do Estado de Minas Gerais (MG) serem considerados, desde a década de 80, como área prioritária para a implementação das ações preventivas da DVA, não foram encontradas na literatura, até o momento, investigações sobre o PNSVA na região. O presente projeto se propõe a avaliar a implantação do PNSVA nos 177 municípios do Estado que são alvos de ações para controle da DVA desde a década de 1980. Trata-se de um estudo avaliativo da análise da implantação que terá abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa se dará em três momentos: 1) no primeiro, com o intuito de planejar a avaliação do programa, foi realizado seu estudo de avaliabilidade (EA). O EA teve como referencial teórico o sistema proposto por Thurston e Ra¬maliu (2005). O sistema proposto pelos autores constitui-se em: (a) descrição do programa, identificando as metas, os objetivos e as atividades que o constituem; (b) identificar e rever os documentos disponíveis no programa; (c) modelagem (modelo lógico do programa – MLP) dos recursos disponíveis, programa de atividades pre¬tendidas, impactos esperados e conexões causais presumidas; (d) supervisão do programa, ou obtenção de um entendimento preliminar de como o programa op ... era; (e) desenvolvimento de um modelo teórico da avaliação (MTA); (f) identificação de usuários da avaliação e outros principais envolvidos; e (g) obtenção de um acordo quanto ao procedimento de uma ava-liação. Para a operacionalização destas etapas, procedeu-se análise de documentos, revisão teórica sobre o PNSVA e encontros com referências técnicas para a elaboração do modelo teórico e lógico do Programa. Foi realizada a validação de conteúdo de instrumentos de medição por meio da técnica Delphi. A exploração do PNSVA possibilitou compreender o seu funcionamento e a construção da linha do tempo com os principais acontecimentos que o caracterizam. Por meio do modelo teórico foi possível apresentar o contexto organizacional da intervenção e as estratégias implementadoras implantadas no país. O modelo lógico permitiu visualizar graficamente a organização do Programa, sua forma de operacionalização e os efeitos esperados. Este revelou-se uma ferramenta valiosa para a compreensão do Programa, possibilitando a identificação de áreas específicas que devem ser priorizadas em uma possível avaliação, como pro exemplo, como é realizada a educação alimentar e nutricional, o planejamento da suplementação, avaliação da cobertura e alimentação do sistema de gestão em cada município. A validação dos questionários indicou que estes abordam questões necessárias para a avaliação da implantação do Programa municipal. Esta etapa avaliativa foi de grande importância para guiar ajustes pertinentes quanto ao conteúdo e à forma de apresentação de algumas questões, o que certamente aumentará o poder analítico da ferramenta. O EA apontou a possibilidade de avaliações posteriores do PNSVA e apresentou cenário favorável para o seu desenvolvimento. 2) No segundo momento está sendo realizada a investigação transversal quantitativa por meio dos questionários semiestruturados elaborados durante o EA destinados a referência técnica e aos enfermeiros e nutricionistas da assistência da Atenção Básica à Saúde. Os questionários abordando questões sobre o planejamento e execução da suplementação e educação nutricional, assim como sobre a alimentação do sistema on-line de gestão, a análise destes dados e possíveis dificuldades e potencialidade do Programa, estão sendo enviados via e-mail e a partir das respostas será possível classificar, através da matriz de Análise e Julgamento, o grau de implantação (GI) do PNSVA de cada município. 3) O terceiro momento consistirá em estudos de casos nos municípios que apresentarem os extremos (mais alta e mais baixa) de grau de implantação. Serão utilizadas para a coleta das informações: a) observações nas Unidades Básicas e Saúde e demais locais que comportem qualquer atividade do programa. Tais observações terão como apoio um roteiro que permitirá a apreensão de aspectos referentes à estrutura e processo do programa. Quanto à estrutura serão observados o local de armazenamento dos suplementos de VA (localização, limpeza, condição de umidade e exposição à luz) e a disponibilidade de profissionais e materiais educativos para execução e divulgação do programa. Em relação ao processo serão observados o planejamento para a distribuição dos suplementos, o registro da suplementação, como é a gestão do sistema de gerenciamento on-line e ações desenvolvidas para a educação nutricional para controle da DVA. b) estudos documentais de normas, atas de reuniões do serviço de atenção primária à saúde e conselho municipal de saúde e demais documentos que contemplarem aspectos relacionados ao Programa. c) entrevistas com o gestor municipal de saúde, a referência técnica do programa, enfermeiros e nutricionista da atenção primária à saúde, coordenador da assistência farmacêutica e responsáveis por crianças beneficiadas pelo programa. As entrevistas terão como apoio um roteiro norteador que abordará a opinião dos entrevistados acerca da VA e sua deficiência, se tal deficiência é considerada um problema de saúde no município e, ainda, a opinião sobre o PNSVA e sua realidade no município.

Instituição/UF/País:

Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil

Vigência:

24/11/2017-30/11/2019

Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
Currículo
Título do Projeto:

feira estadual de ciências, tecnologia e artes de sergipe (cienart)

Resumo:

A CIENART (www.cienart-se.com.br) é um projeto implantado no início de 2012, com culminância durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que este evento já entrou definitivamente para o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Educação, Matemática, Química, Letras, Geografia, Jornalismo, Administração e Audiovisual) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, através de Mini-Cursos, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual e está previsto um número de pelo menos 300 trabalhos inscritos, com a plena adesão das escolas públicas e particulares do estado, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil

Vigência:

08/12/2017-31/12/2019

Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
Currículo
Título do Projeto:

feira científica de sergipe (cienart)

Resumo:

A CIENART (www.cienart-se.com.br) é um projeto implantado no início de 2012, com culminância durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que este evento já entrou definitivamente para o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Educação, Matemática, Química, Letras, Geografia, Jornalismo, Administração e Audiovisual) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, através de Mini-Cursos, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual e está previsto um número de pelo menos 300 trabalhos inscritos, com a plena adesão das escolas públicas e particulares do estado, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil

Vigência:

04/12/2018-31/12/2020

Zenith Nara Costa Delabrida

Ciências Humanas

Psicologia
Currículo
Título do Projeto:

estudo do efeito da aprendizagem de uma técnica de avaliação do ambiente físico sobre atitudes, comportamentos e crenças pró-ambientais.

Resumo:

Um dos desafios atuais das sociedades humanas é lidar com o impacto do seu comportamento no ambiente físico e o impacto do ambiente físico no seu comportamento. Neste sentido, a Psicologia Ambiental tem se dedicado a elucidar essas questões e a buscar soluções para os importantes problemas ambientais de nossas sociedades estudando como as pessoas afetam e são afetadas pela qualidade do seu entorno. Um dos caminhos para a resolução das questões ambientais é a educação ambiental, em especial a orientada para o ambiente físico, que visa fecundar um sentido de responsabilidade e participação ativa na implementação de uma relação adequada pessoa-ambiente físico. Este projeto investigará o efeito da aprendizagem de técnicas de avaliação da qualidade do ambiente físico nas atitudes, crenças e comportamentos de crianças de escolas públicas de Sergipe e do Rio Grande do Sul, seus pais e professores. Para tanto, será realizada uma pesquisa-ação composta das seguintes etapas: (a) levantamento de crenças e comportamentos pró-ambientais; (b) capacitação das crianças em técnicas de Avaliação Pós-ocupção; e (c) reaplicação dos instrumentos para avaliação do impacto da intervenção. Com esses dados, pretende-se validar a New Ecological Paradigm Scale for Children para o contexto brasileiro e uma escala de comportamentos pró-ambientais. Complementarmente, será também investigado com os pais e professores a sua orientação à dominância social.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil

Vigência:

01/06/2017-31/05/2020

Zenón José Guzmán Del Prado

Engenharias

Engenharia Civil
Currículo
Título do Projeto:

vibrações e instabilidade de sistemas mecânicos contínuos e discretos – interação fluido-estrutura, materiais elásticos e viscoelásticos

Resumo:

O grande desenvolvimento da engenharia estrutural está aliado ao avanço de métodos numéricos eficientes bem como a requerimentos econômicos e de arquitetura, fatos que têm tornado as estruturas mais leves e esbeltas. Assim, as estruturas ao serem submetidas a carregamentos dinâmicos ou estáticos ou ao estarem em contato com outros meios são cada vez mais suscetíveis à perda de estabilidade e, o estudo dos fenômenos recorrentes dessas ações, são temas de pesquisa na mecânica estrutural que constantemente têm despertado o interesse de engenheiros e cientistas. Assim, este projeto é destinado à pesquisa das vibrações não-lineares e da instabilidade de estruturas continuas e discretas (vigas, placas, cascas e arcos) quando submetidas a ação de cargas estáticas e dinâmicas bem como a resposta quando interagem com meios fluidos analisando a interação fluido-estrutura. Na análise de estas estruturas espera-se estudar o efeito do material, da geometria e das cargas no comportamento não linear dos sistemas estruturais, levando em consideração a elasticidade e a viscoelasticidade bem como a consideração de materiais laminados ou ortotrópicos. Para a análise destas estruturas, pretende-se utilizar soluções analíticas e métodos numéricos como o Método dos Elementos Finitos além da aplicação de técnicas computacionais que permitam identificar os diversos fenômenos não-lineares que governam cada estrutura.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil

Vigência:

01/06/2017-31/05/2020

Zeyne Alves Pires Scherer

Ciências da Saúde

Enfermagem
Currículo
Título do Projeto:

violência doméstica contra a mulher e feminicídio: estudo com dados do setor de saúde

Resumo:

A violência não é um fenômeno recente, não é um fato novo. A violência doméstica e intrafamiliar diz respeito aos conflitos, a intolerância e aos abusos, numa hierarquia de poder que recai sobre grupos vulneráveis no qual se destaca a mulher como o alvo principal. Feminicídio é a forma mais extrema de violência baseada na diferença de gênero imposta pela sociedade e/ou pela cultura, o qual, em sua maioria, tem como agressor o homem, que busca exercer papeis de dominador e de detentor do poder frente à vítima. Pesquisa exploratória-descritiva e transversal tem como objetivo analisar os casos de violência domestica e de feminicídio notificados no município de Ribeirão Preto/SP, e apreender as representações sociais que mulheres atendidas em serviços de saúde por situações suspeitas ou confirmadas de violência doméstica têm sobre tal ocorrência, em um período de dez anos, a partir de dados secundários do setor de saúde. Será utilizado como unidade de análise dados secundários (retrospectivos) do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Gestão da Saúde Pública (HYGIA) fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto/SP e dados qualitativos de entrevista semi estruturada e grupo focal. Após análise de consistência dos registros, serão realizadas análises exploratórias dos casos para caracterizar seus perfis por meio de estatística descritiva dos parâmetros quantitativos, através do software IBM SPSS Statistics versão 23.0. Para os dados qualitativos será usada a técnica de analise de conteúdo temática.

Instituição/UF/País:

Universidade de São Paulo - SP - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Ciências Humanas

Psicologia
Currículo
Título do Projeto:

educação a distância: articulando a promoção de habilidades sociais educativas do professor ao desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola.

Resumo:

Este projeto, conceitualmente embasado no campo teórico-prático das Habilidades Sociais, tem como objetivos: organizar, conduzir e avaliar um Curso de Educação a Distância (EAD), HABILIDADES SOCIAIS NA ESCOLA, que coordena a formação do professor em Habilidades Sociais e Habilidades Sociais Educativas a um Programa de Desenvolvimento Sócio Emocional (PDSE) dos alunos na escola. Visa, ainda, produzir materiais permanentes para a replicação do programa em cursos de Licenciatura e Pedagogia. O projeto foi aprovado pela PROEX/UFSCar, SEAD/UFSCar e Comitê de Ética/CONEP. O Curso será ofertado para professores de escolas públicas de diferentes estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal). Será adotado um delineamento experimental com grupo de controle: G1, 20 professores (e 6 alunos de cada) participarão em 2016-2017, e G2, 20 professores (e 6 alunos de cada) participarão a partir de 2018, mas inicialmente avaliados como grupo de controle. Os professores e os alunos serão avaliados antes, durante e após o curso, bem como em uma avaliação de acompanhamento de três meses depois que ele for concluído. O curso, estruturado em ambiente de EAD/Moodle, terá três módulos teórico-práticos: (1) PHS1 (Introdução ao campo das habilidades sociais), com 36 horas; PHS2 (Habilidades Sociais na Infância) com 34 horas; e PHSE (Habilidades Sociais Educativas) com 40 horas. E um quarto módulo de prática supervisionada para assessorar o professor na promoção do Desenvolvimento Socioemocional (PDSE), ao longo de cinco meses na escola (120 horas). O projeto é orientado por uma matriz lógica que relaciona necessidades, premissas, objetivos, re ... cursos, atividades, indicadores de resultados e meios de avaliação. Para as avaliações serão utilizados instrumentos validados, diários de campo, entrevistas, registros de observação direta e registros de vídeo. Estão sendo construídos e/ou adaptados diferentes materiais didáticos, histórias educativas, folhetos, jogos, música, vinhetas de vídeo, ilustrações, animações, livros e assim por diante. As avaliações de resultados e de processo serão objeto de análise qualitativa e quantitativa, convertidas em produtos de apresentações em eventos científicos, artigos, capítulos de livros, produtos permanentes (aulas em vídeo, materiais impressos e multimídia), e também em uma proposta técnica para a sua replicação mais geral no sistema escolar. A equipe de pesquisa assumirá as tarefas de preparação de aulas, realização e/ou monitoramento avaliações e monitoramento/assessoria ao na escola. Todo o material do projeto e as avaliações serão hospedados em uma página web.d

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil

Vigência:

01/06/2017-31/05/2020

Ziliani da Silva Buss

Ciências Biológicas

Imunologia
Currículo
Título do Projeto:

mecanismo neuroprotetor da guanosina no modelo de comportamento do tipo depressivo induzido por lipopolissacarídeo em camundongos

Resumo:

A depressão é um distúrbio psiquiátrico com alta incidência na população mundial e com grande impacto na vida social e qualidade de vida dos pacientes. O tratamento para a depressão com antidepressivos convencionais fornece uma remissão completa dos sintomas em apenas 50% dos indivíduos e possui efeitos colaterais que podem reduzir a adesão ao tratamento. Portanto, novas opções para o tratamento com baixo custo e poucos efeitos colaterais são de grande interesse para a saúde mundial. Vários estudos demonstraram que indivíduos com depressão apresentam concentrações elevadas de vários marcadores inflamatórios, como a interleucina-6 (IL-6), o fator de necrose tumoral (TNF-α), a IL-1β e níveis elevados de leucócitos circulantes. Foi demonstrado que a administração terapêutica de interferon-α a pacientes com hepatite-C aumenta os níveis de citocinas pró-inflamatórias, as quais têm sido correlacionadas ao desenvolvimento de sintomas depressivos nesses pacientes. Além disso, tratamento com antidepressivos diminuem os níveis séricos de marcadores inflamatórios. Esses dados indicam que aumentos nos níveis de citocinas pró-inflamatórias estão associados aos sintomas depressivos e que a inibição do processo inflamatório pode aliviar esses sintomas. Em modelos animais, a ativação aguda do sistema imune inato pode ser obtida através da administração periférica de lipopolissacarídeo (LPS), um componente da membrana externa de bactérias Gram-negativas, promovendo aparecimento de alterações comportamentais que se assemelham aos sintomas depressivos em humanos. A injeção sistêmica de LPS promove aumento do tempo de imobilidade nos testes do nado forçado, ... da suspensão pela cauda, diminui a preferência pela sacarose e diminui o tempo de interação social em ratos e camundongos indicando aumento do comportamento do tipo depressivo. O LPS liga-se aos receptores toll-like 4 (TRL4), o qual ativa o fator nuclear-κB, e promove a secreção de IL-6, IL-1β e TNF-α. Essas citocinas liberadas atuam em macrófagos e micróglias do sistema nervoso central (SNC), onde promovem a produção dessas mesmas citocinas, as quais atuam em neurônios e induzem o comportamento do tipo depressivo. Além de promover liberação de citocinas pró-inflamatórias, o LPS promove estresse oxidativo no SNC devido ao aumento da produção de ROS, bem como pela diminuição das defesas antioxidantes. De fato, compostos com atividade antioxidante ou agentes anti-inflamatórios atenuam o dano oxidativo e o comportamento do tipo depressivo induzido pelo LPS. O modelo de comportamento do tipo depressivo induzido por LPS também promove a diminuição nos níveis do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) no hipocampo e córtex de camundongos. O BDNF influencia a formação, a estabilidade e a morfologia das sinapses, provavelmente por mecanismos pré-sinápticos e pós-sinápticos, como também participa da plasticidade sináptica, e está envolvido nos fenômenos de aprendizado e memória. Sabe-se que os níveis de BDNF estão reduzidos em pacientes depressivos e sua diminuição está correlacionada negativamente com a severidade da depressão. Além disso, aumento da expressão de BDNF foi demonstrado após o tratamento com antidepressivos. Evidências tem demonstrado que os compostos antidepressivos usados na clínica exercem seus efeitos terapêuticos em parte por regulação do estresse oxidativo, da inflamação e das neutrofinas. No entanto, considerando-se a demora para os efeitos clínicos e os diversos efeitos colaterais associados aos antidepressivos convencionais, existe interesse na descoberta de novos compostos com ação antidepressiva com maior eficácia e menos efeitos colaterais. Nesse sentido, o sistema purinégico é composto por nucleotídeos e nucleosídeos derivados da guanosina e da adenosina. Esses compostos exercem importante papel em diversos processos fisiológicos inclusive nos SNC. Notavelmente, a guanosina é preferencialmente acumulada no meio extracelular após lesões/injurias. Este nucleosídeo é obtido a partir da metabolização extracelular de purinas a base de guanina por ectonucleotidases ou liberado por células gliais através de transportadores de membrana. Embora receptores específicos para guanosina ainda não tenham sido identificados, estudos recentes demonstraram que ela desempenha importante papel na sinalização extracelular, ativando vias com efeitos neuroprotetivos e neurotróficos. Um dos efeitos neuroprotetores da guanosina esta na sua capacidade de modular o sistema glutamatérgico facilitando a captação de glutamato pelos astrócitos. Outro mecanismo associado a sua ação neuroprotetora envolve a sua ação sobre os astrócitos. Essa estimulação leva a liberação de fatores de tróficos tais como fator de crescimento nervoso (FCN), Fator de Crescimento Transformante Beta (TGF-β) e Fator de Crescimento de Fibroblasto 2 (FCF-2). Modelos experimentais in vivo demonstraram que a guanosina: 1) protege contra convulsões induzidas pelo ácido quinolínico; 2) previne o prejuízo cognitivo e diminui o volume de infarto celular em cérebro de ratos no modelo de isquemia; 3) administrada cronicamente desencadeou melhora funcional em ratos submetidos ao modelo de parkinsonismo; e 4) apresenta, com administração aguda, uma atividade tipo-antidepressiva no teste do nado forçado (TNF) e no teste de suspensão pela cauda (TSC). Ademais modelos in vitro evidenciaram que este nucleosídeo inibe a resposta pró-inflamatória e o estresse oxidativo induzidos pelo lipopolissacarídeo (LPS) em astrócitos do hipocampo. Visto os efeitos neuroprotetores e neurotróficos em modelos de doenças neuropsiquiátricas e sua ação anti-inflamatória in vitro, a guanosina apresenta-se como importante alternativa para o tratamento dessas enfermidades. Nesse sentido, o presente projeto visa avaliar o possível papel antidepressivo e neuroprotetor da guanosina em um modelo de depressão induzido por processo inflamatório.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zoilo Pires de Camargo

Ciências Biológicas

Microbiologia
Currículo
Título do Projeto:

elucidando o diagnóstico sorológico da paracoccidioidomicose por paracoccidioides lutzii por meio da técnica de elisa

Resumo:

Tradicionalmente, a paracoccidioidomicose (PCM) é dita como sendo uma micose profunda causada pelo fungo termodimórfico Paracoccidioides brasiliensis. Entretanto, constatou-se a existência de outras espécies de Paracoccidioides. Uma dessas espécies é P. lutzii, primeiramente denominado de Pb01-like. As outras são PS1, PS2, PS3 e PS4, recentemente nominadas de P. brasiliensis sensu strito, P. americana, P. restrepiensis e P. venezuelensis, respectivamente. A doença é limitada aos países da América Latina e pouco se sabe a respeito de sua ecologia. A incidência maior de P. lutzii é na região centro-oeste do Brasil, entretanto, pode também ocorrer em outras regiões. A diversidade de formas clínicas da doença é relacionada ao status imunológico do hospedeiro e às características intrínsecas ao fungo. Proteínas antigênicas podem ser utilizadas como marcadores sorológicos no desenvolvimento de testes diagnósticos mais específicos. Testes convencionais sorológicos, como a imunodifusão, utilizando o tradicional exoantígeno de P. brasiliensis (PbB339) não consegue dar diagnóstico em casos de PCM por P. lutzii. Neste projeto pretendemos padronizar o teste de ELISA para auxiliar no diagnóstico da PCM por P. lutzii. Para esse propósito testaremos vários tipos de preparações antigênicas derivadas de P. lutzii utilizando soros de pacientes de PCM por P. lutzii e por P. brasiliensis

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zoraide Souza Pessoa

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
Currículo
Título do Projeto:

energias, riscos, vulnerabilidades e impactos socioambientais em cidades com empreendimentos energéticos renováveis no nordeste: o caso da energia eólica no rio grande do norte

Resumo:

A energia eólica considerada de baixo impacto socioambiental assume um papel de destaque no Brasil nas últimas décadas com as crescentes criação de usinas eólicos em todo território brasileiro, principalmente nas zonas costeiras e com destaque para a região Nordeste que concentra o maior número de parques construídos, em construção, licitados em leilões e ativos na produção de energia eólica. É possível observar que esse tipo de energia provoca impactos socioambientais importantes nas cidades onde são instalados, interferindo nas dinâmicas econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais desses territórios bem como ampliando as condições de vulnerabilidade de suas populações, tornando suscetíveis a situações de risco e de comprometimento de sua qualidade de vida. Assim sendo, esse projeto de pesquisa com orientação interdisciplinar com abordagem metodológica que integra análise quantitativa e qualitativa tendo como recorte de aplicação do estudo, o caso no Rio Grande do Norte. Sendo o problema de investigação compreender de que forma a exploração de energia eólica podem contribuir para a construção de cidades sustentáveis, tornando-as menos vulneráveis e mais adaptativas às mudanças climáticas.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zorano Sergio de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
Currículo
Título do Projeto:

geologia, mineralogia e petrologia experimental de carbonatitos e ultramáficas associadas do nordeste do brasil: implicações na evolução ediacarana da província borborema, ne do brasil

Resumo:

A presente proposta trata da caracterização geológica, mineralógica, geocronológica e petrológica de carbonatitos e rochas ultramáficas associadas, encontrados no interior do núcleo arqueano do Maciço São José do Campestre / RN, Província Borborema. O interesse pelo tema decorre do fato destas serem rochas incomuns em termos de tipo de fonte, da possibilidade de conterem eventuais depósitos minerais, da aparente estreita relação espacial das mesmas com os terrenos arqueano e paleoproterozoico, além da raridade de referências a estes tipos de rochas na literatura disponível para a região de estudo. De acordo com artigos clássicos e revisões recentes, carbonatitos são rochas ígneas compostas dominantemente de minerais carbonáticos (calcita, dolomita, siderita, ankerita), com quantidades subordinadas e variadas de clinopiroxênio, álcali-anfibólio, biotita, magnetita e apatita. Os carbonatitos fornecem concentrações econômicas de minerais e metais raros, a exemplo de elementos terras raras, Nb (pirocloro) e fosfatos (apatita). Carbonatitos podem ocorrer como corpos pequenos (geralmente < 25 km2) intrusivos, formando diques, plugs, complexos anelares, lopólitos e diatremas, ou extrusivos como lavas, estrato-cones e piroclásticas. Grande parte dos carbonatitos mostra estreita relação com rochas silicáticas alcalinas (nefelina sienitos, ijolitos, urtitos). Uma característica praticamente universal de complexos carbonatíticos é a formação de auréolas metassomáticas nas rochas encaixantes, especialmente quando estas são quartzo-feldspáticas. O processo é chamado fenitização, caracterizando-se por neoformação de egirina, álcali-anfibólio, nefelina, flogopita, c ... arbonato e K-feldspato. O magma carbonatítico é considerado como indicativo de ambiente intraplaca continental, com raras ocorrências em contexto oceânico, margem continental ou zonas orogênicas. Hipóteses sobre sua gênese incluem as seguintes: (i) os líquidos carbonáticos seriam magmas primários, derivados de fusão parcial de carbonato peridotitos; (ii) seriam produto de diferenciação de magmas primários silicáticos alcalinos (nefelinitos e melilititos); (iii) resultariam da imiscibilidade de líquidos silicáticos e carbonatíticos. A maioria dos carbonatitos é fanerozoica, com raros exemplos de idade arqueana ou paleoproterozoica. No oeste da África (sudeste de Gana), na faixa Trans-Sahariana, que tem sua continuidade no lineamento Transbrasiliano na América do Sul, são reportadas idades U-Pb de 592-582 Ma para carbonatitos e nefelina sienitos. No Brasil, levantamento de idades K/Ar indica um pico entre 80-53 Ma. Estas ocorrências situam-se principalmente na região sudeste do Brasil, definindo um alinhamento de direção SE-NW que inicia ao sul do cráton São Francisco e adentra até Goiás e Mato do Grosso, denominada Província Ígnea Alto Paranaíba. O manto litosférico da plataforma Sul-Americana tem sido estudado nas últimas décadas por diferentes grupos de pesquisa, com base especialmente em xenólitos de peridotito. Os trabalhos têm demonstrado a heterogeneidade geoquímica e isotópica do manto desde o arqueano até o fanerozoico, apontando para relevante contribuição do manto metassomatisado com diferentes graus de interação com o manto astenosférico. Com base na composição química de inclusões peridotíticas, são estimadas pressões entre 19 e 27 kbar, ou profundidades equivalentes de 55 a 64 km, para a geração dos magmas basálticos alcalinos cenozoicos do nordeste do Brasil. De acordo com sínteses da literatura, a geração de magmas carbonatíticos a partir de fusão parcial de dolomita peridotito ou carbonato-flogopita peridotito se dá a profundidades acima de 70-75 km.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil

Vigência:

18/02/2019-28/02/2022

Zuy Maria Magriotis

Engenharias

Engenharia Química
Currículo
Título do Projeto:

catalisadores heterogêneos ácidos e bifuncionais para a produção de biodesel

Resumo:

Este projeto propõe a realização de pesquisa em áreas que vem mais se destacando: terras raras, materiais e biocombustíveis. Trabalhos do nosso grupo de pesquisa, verificaram que catalisadores à base de lantânio e cério apresentaram grande potencial para a utilização nas reações de esterificação para a produção de biodiesel. Desta forma, busca-se, por meio deste projeto sintetizar catalisadores bifuncionais à base de terras raras e zeólitas que apresentem altas atividades catalíticas para as reações de transesterificação/esterificação visando a produção de biodiesel. Uma das metas desse projeto é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de novos sistemas reacionais, visando promover a sustentabilidade e competitividade da cadeia produtiva do biodiesel.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil

Vigência:

01/06/2017-31/05/2020

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