Perguntas Frequentes
Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq e ações no âmbito de sua competência.
Conteúdo com Pagina - Perguntas Frequentes 1E-Auxílio Promoção de Eventos Científicos.
Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC)
- Qual a legislação aplicada a Auxílio Promoção de Eventos Científicos?
A legislação atual é a RN 015/06, disponível no site do CNPq no link http://www.cnpq.br/web/guest/auxilios1
- Quais o itens financiáveis?
- passagens;
- diárias para conferencistas e participantes com apresentação de trabalho;
- publicação de anais;
- impressão de poster para divulgação do evento;
- serviços de cópias;
- aluguel de salas de conferência com respectiva infra-estrutura;
- locação de equipamentos audiovisuais para o evento caso não possua na infraestrutura locada;
- locação de empresa de transporte, para translado de participantes de hotel para local do evento, caso não seja em outro local;
- Serviços de traduções, etc.. - O que não é financiado?
- ornamentações;
- coffe-break. - Quais os formulários necessários para prestar contas de Auxílio Realização de Congressos, simpósios e similares?
- formulário de encaminhamento de prestação de contas;
- formulário de relação de pagamentos;
- extratos bancários;
- Guia de recolhimento do saldo não utilizado, acessar o endereço: http://plsql1.cnpq.br/guia_recolhimento/sigef01.
- notas fiscais e recibos em original (incluem-se os recibos de pagamentos de diárias a terceiros quando utilizado o formulário RECIBO CNPq 303, e demais para outros casos); e
- relatório técnico do evento, mais Anais se houver. - Onde encontro os formulários para prestar contas?
Os formulários encontram-se na seguinte página: http://www.cnpq.br/web/guest/prestacao-de-contas1
- Como devolver saldo não utilizado?
Para devolução de saldo deve-se utilizar o formulário Guia de recolhimento GR disponível no seguinte endereço: http://plsql1.cnpq.br/guia_recolhimento/sigef01
- Para quem devo enviar a prestação de contas? Qual o endereço?
A prestação de contas deverá ser enviada à Coordenação de Operação de Projetos de Pesquisa no seguinte endereço:
CNPqServiço de Projetos de Pesquisa - SEPJP
sepjp@cnpq.br
SHIS QI 1 Conjunto B - Bloco B, Térreo Edifício Santos Dumont, Lago Sul,
Brasília - DF CEP 71605-170
Telefone: (61) 3211.9587
- Qual a finalidade do Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC)?
Apoiar a realização no País, de congressos, simpósios, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares de abrangência nacional ou internacional, relacionados à ciência, tecnologia e/ou inovação
- Como faço para solicitar um Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC) ?
As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico de propostas, disponível na Plataforma Carlos Chagas, de acordo com o cronograma da chamada específica.
- Quais os requisitos e condições para concessão ?
para o proponente:
a) apresentar qualificação adequada à coordenação/organização de evento científico, tecnológico e/ou de inovação;
b) ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A atualização das informações do currículo Lattes é de total responsabilidade do proponente. para o evento:
a) estar relacionado à ciência, tecnologia e/ou inovação; e
b) ser de âmbito nacional ou internacional.
para a proposta deverão ser apresentadas as seguintes informações:
a) programação preliminar do evento;
b) oprçamento detalhado, com discriminaççao dos recursos solicitados; e
c) existência de outras fontes de financiamento, quando for o caso.
- Qual o período de duração?
12 (doze) meses para utilização do auxílio, abrangendo a organização e a realização do evento, bem como a publicação dos anais, quando for o caso.
- Quando começa a vigorar o prazo para utilização dos recursos?
O prazo para utilização dos recursos financeiros começa a vigorar a partir da data da assinatura do Termo de Aceitação, pelo período constante na Chamada correspondente, devendo ser aplicados exclusivamente para a proposta aprovada.
- Quais os itens de custeio financiáveis?
a) passagens e diárias para conferencistas, exceto para bolsistas de Produtividade do CNPq (PQ e DT) que recebam Adicional de Bancada (Grant);
b) concessão de auxílio à participação de estudantes em eventos internacionais realizados no Brasil, exceto para bolsistas, do CNPq ou de qualquer outra agência de fomento, que recebam taxa de bancada;
c) serviços de mídia impressa e eletrônica para confecção e publicação de anais, impressão de material gráfico ou eletrônico (folders e cartazes) para divulgação do evento e criação e manutenção de página do evento na Internet;
d) traslado de participantes do evento; e
e) locação de espaços para realização do evento com respectiva infra-estrutura, aluguel de equipamentos audiovisuais, tais como projetores, sonorização, computador multimídia, além de serviços de tradução simultânea, recepcionista e secretaria.
As demais despesas deverão ser de responsabilidade do proponente e da instituição de execução, a título de contrapartida.
- Quando devo enviar a prestação de contas?
Apresentar a prestação de contas financeira em até 60 (sessenta) dias após o término da vigência do projeto/plano de trabalho, em conformidade com o disposto no Manual de Utilização de Recursos Financeiros e Prestação de Contas, via Plataforma Carlos Chagas; e se necessário, solicitar prorrogação de prazo de execução do projeto/plano de trabalho, via Plataforma Carlos Chagas, no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término da vigência.
Consultar: : http://www.cnpq.br/web/guest/prestacao-de-contas1
- Como fico sabendo o resultado do julgamento?
Os resultados do julgamento serão divulgados no Diário Oficial da União, na página do CNPq na Internet e/ou por notificação eletrônica ao proponente.
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas