Sistema Internacional de Estudos sobre Recursos Hídricos e Gerenciamento de Impactos devido ao Aquecimento Global na Bacia do Paraguai – SINERGIA

O projeto de pesquisa SINERGIA, coordenado pelo Professor Pierre Girard (UFMT), foi aprovado como encomenda durante a XXXIV Reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Recursos Hídricos – CT-Hidro, que se realizou na Agência Nacional de Águas – Brasília/DF no dia 06/11/2007, com um financiamento de R$ 2 milhões por um período de 3 anos.
 
Seu objetivo foi gerar conhecimento científico sobre as possíveis consequências do aquecimento global nos recursos hídricos da bacia transfronteiriça do rio Paraguai, com enfoque no Pantanal.
 
O projeto envolveu instituições nacionais, tais como UFMT, UFMS, UNIDERP, EMBRAPA, UCDB, CENA/USP, IPH/UFRGS, além de universidades na Alemanha, Holanda, Canadá, Argentina, Paraguai, e Bolívia. Sua consequência é a criação de uma ampla rede de pesquisadores em âmbito multinacional – Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. Esta rede dialoga com redes locais de stakeholders (sociedade civil) a respeito dos impactos das mudanças climáticas sobre o uso dos recursos hídricos na bacia do Paraguai. Também há pesquisa e quantificação de como se dá o processo de transferência do conhecimento / saber acadêmico para os stakeholders.
 
Os resultados deste projeto poderão subsidiar ações conjuntas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas pelos governos e sociedade civil dos países envolvidos.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30