5 - Previsão das despesas com a importação

As despesas com importação envolvem o pagamento do material importado e todas as despesas acessórias.

Em geral o cálculo do valor das despesas acessórias compreende o pagamento de:

  • Custo da DI (se a importação for realizada no Regime Normal de Importação) (DARF SISCOMEX);
  • Custos bancários da transação (câmbio);
  • Tarifas bancárias;
  • Custo de IOF caso a transação seja feita por cartão de crédito internacional;
  • Custo do despachante aduaneiro ou do serviço dos Correios (se for o caso);
  • Custo do Seguro Internacional;
  • Custo de armazenagem e capatazia na Infraero;
  • ICMS, caso o Estado do importador não conceda isenção;
  • Frete internacional e Frete Doméstico;
  • Custos extras em casos especiais.
 

Alguns editais de agências de fomento sugerem o valor de 18% do valor da mercadoria a ser importada para as despesas acessórias.

Este é um valor estimado que nem sempre é suficiente para o pagamento das despesas acessórias. Alguns especialistas em importação recomendam reservar de 20% a 25% do valor do material a ser importado para as despesas acessórias. O valor das despesas acessórias variam de acordo com o valor das mercadorias, peso, volume, entre outros.

Há casos em que calcular percentual sobre o valor FOB distorce a situação em termos de valor mínimo para importação e valor mínimo para despesas acessórias, considerando especialmente frete com peculiaridades e outras despesas fixas.

Por exemplo, em 2011 uma importação de uma mesa óptica no valor de R$ 15.779,66 teve despesas acessórias de R$ 13.100,69. Em alguns casos, o valor de despesas acessórias pode ser maior que o valor da mercadoria. É importante que o pesquisador avalie a real necessidade de importação de cada material.

Cuidado com a prestação de contas com relação ao pagamento das despesas acessórias de importação:

i) Usar dinheiro de capital para pagamento de despesas acessórias decorrentes de uma importação da rubrica capital.

ii) Para importações relacionadas com custeio pagar despesas acessórias com dinheiro da alínea custeio. Ou seja, nunca misturar rubricas.

Sempre usar dinheiro do mesmo projeto para o pagamento da importação e das despesas acessórias. Despesas não inerentes a um projeto faz com que a prestação de contas do projeto seja glosada.