Agraciados


2006 - ABC - Academia Brasileiro de Ciências


ABC - Academia Brasileiro de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências foi fundada no dia 3 de maio de 1916, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação. Seu principal objetivo na época era estimular a continuidade do trabalho científico dos seus membros, o desenvolvimento da pesquisa brasileira e a difusão da importância da ciência como fator fundamental do desenvolvimento tecnológico do país. Naquela época, abrangia apenas as áreas de Ciências Matemáticas, Ciências Físico-Químicas e Ciências Biológicas. Seu primeiro presidente foi Henrique Charles Morize, que ficou a frente da Academia por mais três mandatos.

Durante seus quase 90 anos de existência, a Academia tem desempenhado papel bastante relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil. Tem liderado e influenciado a criação de diversas instituições, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como primeiro presidente o acadêmico Almirante Álvaro Alberto. Tem também viabilizado publicações científicas, desenvolvido programas e eventos científicos, estabelecido convênios internacionais e disponibilizado recursos para a sociedade acadêmica. Além de suas contribuições para a ciência, seus acadêmicos desempenham importantes papéis em cargos do governo federal, como a presidência do CNPq, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, da CAPES e integram colegiados de diversos órgãos.

"Hoje, a ABC reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30