Agraciados


2010 - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo (Cenpes/Petrobrás)


Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo (Cenpes/Petrobrás)

O Centro de Pesquisas & Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, é um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo. Possui robustas instalações experimentais e um corpo técnico de alta qualificação, voltados para a busca de soluções tecnológicas que suportem as metas de negócio da empresa.

Foi criado em 4 de dezembro de 1963. Desde 1973, está localizado dentro do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde está em curso uma obra de ampliação que duplicará suas instalações, totalizando cerca de 300 mil m². Além disso, o Cenpes conta com cinco núcleos experimentais espalhados pelo país, voltados para as áreas de biolubrificantes, biocombustíveis, garantia de processamento e escoamento, tecnologia de poço e refino. Tais núcleos operam integrados a unidades de negócio da companhia, comprovando a estreita relação entre a pesquisa e as atividades produtivas da Petrobras.

Dentro da estrutura da companhia, o Cenpes é o gestor do sistema tecnológico da Petrobras e atua em conjunto com as áreas e unidades de negócio em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de engenharia básica da empresa. As atividades de P&D estão voltadas para as áreas de exploração e produção de petróleo e gás, abastecimento, energias renováveis e desenvolvimento sustentável. A engenharia básica é responsável pelos primeiros estágios dos projetos de grandes empreendimentos, como plataformas de petróleo e refinarias. Hoje o Centro de Pesquisas conta com 1.610 empregados próprios trabalhando com dedicação exclusiva à inovação, aproximadamente 800 pesquisadores e cerca de 300 engenheiros dedicados à engenharia básica.

Desde a sua criação, o Cenpes trabalha de forma integrada com diferentes instituições de P&D nacionais e estrangeiras. Por meio da formação e implementação de 50 redes temáticas, a companhia investiu, nos últimos três anos, em média R$ 400 milhões por ano em cerca de 80 universidades e institutos de pesquisa brasileiros, um modelo inovador de parceria tecnológica que reúne diversas instituições brasileiras em torno de temas de pesquisa da área de energia. Atualmente estão em funcionamento 50 redes temáticas, sobre assuntos relacionados aos objetivos de negócio da Petrobras.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
+55 61 3211 4000
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30