- Qua, 12 Nov 2014 11:28:00 -0200
Estudo ressalta estereótipo da mulher cientista na midia
Nas reportagens de assuntos ligados à ciência e tecnologia, a cobertura do Jornal Nacional, maior telejornal brasileiro da Rede Globo, ressalta os aspectos de novidade e da epopéia do progresso e temas de medicina e saúde. Durante um ano, um grupo de pesquisadores brasileiros analisaram as matérias com foco na construção televisiva de representações e narrativas sobre o funcionamento e o papel da C&T na sociedade e a figura do cientista.
De acordo com o estudo, “a face de cientista apresentada pelo telejornal é preponderantemente masculina, sugerindo um papel estereotipado do homem e da mulher cientistas: enquanto os homens saem para literalmente explorar outros mundos, as mulheres cuidam da saúde e do corpo”.
Guerra, ansiedade, otimismo e triunfo: um estudo sobre a ciência no principal telejornal brasileiro (War, anxiety, optimism and triumph: a study on science in the main Brazilian TV news), conduzido pelos pesquisadores Luisa Massarani, Marina RamalhoeYurj Castelfranchi,foi publicadoJournal of Science Communication, na edição de 22 de setembro deste ano.
Este estudo teve apoio do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e se encontra vinculado à Rede Ibero-Americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico, criada em 2009.
Leia o artigo aqui: http://jcom.sissa.it/archive/13/03/JCOM_1303_2014_A01/
Equipe Popularização da Ciência do CNPq
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas