- Sex, 15 Mai 2015 10:40:00 -0300
Projeto de bolsista do CsF gera patente de um biofungicida agrícola
As culturas agrícolas estão sujeitas a inúmeras doenças que podem afetar a produtividade desde o momento em que a planta germina até a fase da colheita, causando prejuízos econômicos e sociais.
Para superar esses entraves e contribuir para o avanço tecnológico do controle biológico de doenças causadas pelo que se denomina tombamento, uma doença causada por fungos de solo e da semente, a engenheira agrônoma e bolsista do Ciência sem Fronteiras pelo CNPq, Nilce Naomi Kobori, dedicou seu pós-doutorado no Exterior à produção do fungo Trichoderma spp. em fermentação em meio líquido para o controle de doenças de solo.
De acordo com a pesquisadora, a redução da incidência destes patógenos durante a germinação pode ser feita pela utilização de sementes tratadas com fungicidas químicos ou biológicos, que protegem as sementes e plântulas (plantas recém germinadas) contra fungos de solo, sendo o método de controle que contamina a menor área no sistema de produção agrícola. "Trichoderma spp. são fungos antagonistas que conferem proteção das plantas, em especial do sistema radicular, contra doenças, além de promover o crescimento vegetal. No mercado, existem poucos biofungicidas comerciais com registro no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), destinados à proteção de algumas culturas agrícolas. No Brasil, ainda não foram desenvolvidas formulações de propágulos de Trichoderma spp. mais estáveis ao armazenamento e de maior persistência no ambiente em relação aos conídios aéreos", explica a
pós-doutoranda.
O projeto de Pós-Doutorado no Exterior da bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras foi desenvolvido de março de 2013 a janeiro de 2015 no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture ¿ USDA) sob orientação do microbiologista Mark A. Jackson, e os resultados alcançados foram publicados na edição de abril ¿ 2015 da AgResearch Magazine, sob o título Formulating Fungal Biopesticides. O título do projeto de pós-doutorado da pesquisadora Nilce Kobori é Produção e formulação de um biofungicida à base de Trichoderma spp. para o controle de doenças.
Registro de patente
O método utilizado pelos pesquisadores demonstrou ser possível produzir de forma inédita uma estrutura de resistência conhecida por "microescleródio" por meio da técnica de fermentação líquida submersa do fungo Trichoderma, o qual é um importante agente microbiano utilizado no controle biológico de doenças fúngicas de diversas plantas cultivadas. A exploração deste fungo como um biofungicida permite reduzir substancialmente o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, conhecidos por agrotóxicos, ou mesmo substituí-los completamente em alguns casos.
Este método de produção de "microescleródios" de Trichoderma spp. foi depositado no United State Patent and Trademark Office (USPTO) e está em fase final de patenteamento, aguardando contrato com empresas interessadas no licenciamento para produção em escala industrial no Brasil e no exterior. O depósito desta patente também tem parceria com a EMBRAPA.
Saiba mais:
1) http://agresearchmag.ars.usda.gov/2015/apr/biopesticides/
2) KOBORI, NILCE NAOMI, MASCARIN, GABRIEL MOURA, JACKSON, M.A., SCHISLER, D. A. Liquid culture production of microsclerotia and submerged conidia by Trichoderma harzianum active against damping-off disease caused by Rhizoctonia solani. Fungal Biology, v. 119, p.179-190, 2015
Equipe de Popularização da Ciência do CNPq
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas