- Ter, 09 Out 2012 16:26:00 -0300
Pesquisadores identificam áreas que sofrem poluição sonora em Brasília
Brasília já sofre com a contaminação acústica como nos grandes centros brasileiros. Em uma cidade, a fonte que produz mais ruído é o intenso tráfego de veículos nas principais vias. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília, coordenados pelo professor Armando Maroja (UnB), mapearam os ruídos de áreas próximas as vias com grande tráfego de veículos no bairro Asa Sul, utilizando na contagem de veículos os dados dos controladores eletrônicos de velocidade, conhecidos como ¿pardais¿.Brasília já sofre com a contaminação acústica como nos grandes centros brasileiros. Em uma cidade, a fonte que produz mais ruído é o intenso tráfego de veículos nas principais vias. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília, coordenados pelo professor Armando Maroja (UnB), mapearam os ruídos de áreas próximas as vias com grande tráfego de veículos no bairro Asa Sul, utilizando na contagem de veículos os dados dos controladores eletrônicos de velocidade, conhecidos como "pardais".
Além disso, os pesquisadores aproveitaram para fazer a simulação do impacto do funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto para ser implantado em Brasília nos próximos anos.
O projeto de pesquisa permitiu fazer avaliação acústica de três áreas da Asa Sul, identificando os níveis de pressão sonora nas vizinhanças da avenida W3, da L2 Sul e dos eixos rodoviários Leste e Oeste, confeccionando mapas que mostram a distribuição do ruído na cidade.
Ruídos acima dos limitesEm razão da configuração espacial de Brasília, o projeto arquitetônico de Lúcio Costa para a construção da nova capital já foi pensado para evitar problemas de contaminação ambiental acústica da região interna das quadras, mas o aumento de veículos leves e pesados nas vias já está causando contaminação ambiental significativa nos prédios às margens das vias principais da cidade e mesmo em prédios internos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o ruído como uma das formas de contaminação ambiental. Reações fisiológicas correlacionadas com níveis de ruído ambiente são toleráveis até 65dB. A partir de 70dB os problemas de saúde podem se agravar se a exposição for contínua, dependendo também da pré-disposição de cada indivíduo.
O estudo apontou que as regiões com maior índice de poluição sonora estão próximas às vias W3 e eixos Oeste e Leste da Asa Sul, principalmente nos horários de picos no início de manhã e da noite. Já a L2 Sul, não ultrapassa os índices que geram problemas aos moradores, profissionais e usuários da área.
"Os prédios comerciais e residenciais localizados às margens da W3 Sul, por estarem próximos da via, sofrem um impacto de até 80 decibéis pelo grande fluxo de ônibus, o que é acima do permitido pela legislação para a região. Ao longo do tempo, a exposição pode causar problemas de saúde, como fadiga, perturbações do sono, doenças cardiovasculares, perdas auditivas, estresse, distúrbios digestivos, falta de concentração etc.", afirma o pesquisador e professor da UnB, Armando Maroja.
Inovação
Uma das dificuldades que pesquisadores encontram para fazer o mapeamento de ruídos em uma cidade é a necessidade de fazer a medida durante 24 horas, o que requer uma equipe de trabalho numerosa para realizar a contagem manual e o custo é altíssimo. Nesta pesquisa, os pesquisadores da UnB e UCB utilizaram os dados do fluxo de registros dos contadores eletrônicos de veículos, os "pardais", fornecidos pelo Departamento de Trânsito (Detran) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Distrito Federal para identificar a quantidade de veículos/hora, classificá-los em leves ¿ motos e automóveis - ou pesados ¿ caminhões e ônibus.
Foram também realizadas medidas do ruído ambiental nas vizinhanças das vias, utilizando medidores de nível de pressão sonora, com o objetivo de validação dos mapas de ruído. "Isto é novo, pois validamos os mapas de ruído com dados fornecidos pelas instituições de fiscalização de trânsito no mesmo dia em que era realizada a medida do nível sonoro, permitindo um mapa mais preciso", disse o professor Armando Maroja.
Impacto VLT
Outro resultado alcançado pelos pesquisadores foi a simulação inicial do impacto sonoro do funcionamento do Veículo Leve sobre Trilho na W-3 Sul, que está previsto para passar no canteiro central da via.
"A redução do tráfego de veículos automotores com a implantação do sistema VLT de Brasília é estimada em 30%. Além de mais espaço para os pedestres, estes trens têm baixo impacto ambiental relativo à poluição já que são veículos elétricos. São adaptáveis a qualquer região. A emissão sonora de um VLT é comparável a de 11 carros, mas tem capacidade de transporte de centenas de pessoas", afirma Armando Maroja.
Os resultados da simulação mostram claramente que a implantação do VLT, desde que acompanhada da redução do tráfego de veículos, vai reduzir os Níveis de Pressão Sonora (NPS) na região em alguns decibeis.
Quem mora próxima a avenida vai continuar a receber níveis de pressão sonora muito acima do recomendado, mas existe a perspectiva a médio prazo de manutenção e mesmo pequena redução dos níveis de pressão sonora na região, de acordo com o coordenador da pesquisa.O mapeamento e os resultados alcançados na pesquisa serão apresentados no Congresso PLURIS 2012, evento que conta com a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses, a ser realizado nesta semana, na Câmara Legislativa do DF, onde estão sendo discutidos aspectos do planejamento urbano e regional, do ambiente construído e da qualidade de vida, da mobilidade e dos transportes.
Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Tel.: 61 3211-9299 e 3211-9414
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