- Seg, 22 Out 2012 17:18:00 -0200
Estande do CNPq contribuiu para popularização da ciência na SNCT
Durante a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terminou domingo (21/10), o estande do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) atraiu crianças, jovens e adultos, que brincaram e aprenderam com os projetos Ludo Educa Jogos e Show de Química.Durante a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terminou domingo (21/10), o estande do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) atraiu crianças, jovens e adultos, que brincaram e aprenderam com os projetos Ludo Educa Jogos e Show de Química.
O projeto Show de Química, desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio do CNPq, realizou experiências químicas que atraíram e despertaram o interesse do público visitante para o estudo da química. O coordenador do projeto, professor Honério Coutinho de Jesus, e a estudante de química, Rana Monteiro,fizeram apresentações com experiências lúdicas e de efeito visual que encantaram os estudantes e familiares que passaram pelo estande do CNPq ao longo dos seis dias de evento.
Cerca de 10 apresentações foram realizadas, diariamente, para grupos de 20 a 30 pessoas no estande, além de dois shows específicos para os menores aprendizes do CNPq no espaço da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCTI). De acordo com o professor Honério, "o projeto atingiu seu objetivo de contribuir para popularizar as ciências, em especial a química, e despertar os jovens para a carreira científica ou universitária".
Os seis computadores do projeto Ludo Educa Jogos foram disputados pelas crianças e adolescentes até o último dia de visitas na SNCT de Brasília. Fruto do trabalho desenvolvido na Aptor Games, uma das empresas incubadas pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais (CMDMC/Fapesp) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), o projeto entreteve o público e contribuiu para o aprendizado e a difusão de informações sobre meio-ambiente, sustentabilidade e combate a dengue. Segundo o gerente de programação do projeto, Rener Baffa, "a palavra 'jogos' sempre esteve ligada ao entretenimento, porém, agora as pessoas estão percebendo que, além disso, eles têm um potencial educacional enorme".
A equipe do projeto é formada por quatro programadores, um designer e um grupo de pedagogos, que juntos já elaboraram 25 jogos direcionados para alunos das escolas públicas, organizados em seis temas: "Contra a dengue", com seis jogos; "Ludo educativo", com quatro jogos; "Primeiros passos", com seis jogos; "Meio Ambiente e sustentabilidade", com sete jogos; "Raciocínio e vida marinha, com um jogo cada. Júlio César, que é programador de jogos do projeto, disse que durante o evento eles puderam "vivenciar a experiência dos jogadores, identificar dificuldades e acertos do projeto e acima de tudo divulgar para profissionais da área da educação que se mostraram bastante empolgados com a iniciativa".
Além dos dois projetos de pesquisa, o CNPq distribuiu publicações institucionais, atendeu estudantes de graduação e pós-graduação interessados no programa Ciência sem Fronteiras e exibiu exposição dos trabalhos ganhadores do 2º Prêmio de Fotografia Ciência e Arte.
Veja a galeria de fotos da participação do CNPq na 9º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Assessoria de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Marcelo Gondim
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas