-
Lieselotte Hoeschel Ornellas (1917 - )Nutricionista
Lieselotte Hoeschl Ornelhas nasceu em Florianópolis, (SC), no dia 23/09/1917, mas residiu na maior parte de sua infância em Lages. Filha de Walter Hoeschl e Maria Hoeschl que eram imigrantes alemães. Sua criação teve a marca do rigor das famílias européias.Estudou no Grupo Escolar Vidal Ramos (1924 1927), na Escola Complementar, de 1928 a 1930; no Instituto Cristão de Castro, de 1931 a 1932, e no Instituto José Manuel da Conceição, de 1934 a 1935.Lieselotte Hoeschl Ornelhas nasceu em Florianópolis, (SC), no dia 23/09/1917, mas residiu na maior parte de sua infância em Lages. Filha de Walter Hoeschl e Maria Hoeschl que eram imigrantes alemães. Sua criação teve a marca do rigor das famílias européias.Estudou no Grupo Escolar Vidal Ramos (1924 1927), na Escola Complementar, de 1928 a 1930; no Instituto Cristão de Castro, de 1931 a 1932, e no Instituto José Manuel da Conceição, de 1934 a 1935.
O interesse pela profissão iniciou ao ler a biografia de Florence Nightingale no colégio evangélico onde estudava, quando pensou que a melhor maneira de servir ao próximo seria fazer o curso de enfermagem. Em 1º de março de 1936, com 18 anos, ingressou na Escola Anna Nery (EAN). Nessa época, a escola era dirigida pela norte-americana Bertha Lucile Pullen. Graduou-se em 22 de março de 1939.
Lieselotte Ornellas foi presidente do Conselho das Alunas (CA) com o beneplácito da diretora da EAN, pois esse órgão deliberativo possuía autonomia relativa em relação à diretora. Após a diplomação da turma pioneira da EAN, em 1925, criou-se a Associação de Ex-alunas; entretanto, pelo fato de esta afetar diretamente as enfermeiras brasileiras diplomadas no exterior (Edith de Magalhães Fraenkel e Raquel Hadock Lobo), a idéia evoluiu para a criação de uma Associação de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras (ABED/ANED).
Após concluir o curso de enfermagem, retornou à sua cidade com a ideia de ir trabalhar entre os índios em Goiás; entretanto, um surto de febre tifóide em Santa Catarina a fez voltar para o Rio de Janeiro, onde estudou administração de enfermagem, pretendendo voltar para sua cidade e trabalhar em Saúde Pública. Ao contrário, tendo apenas 21 anos de idade, aceitou uma bolsa de estudos para fazer o curso de Nutrição no Instituto Nacional de Nutrição Professor Escudero, na Argentina, período em que começava a se delinear a profissão de nutricionista no Brasil. Permaneceu na Argentina de 1940 a 1943, momento em que se desenrolava a Segunda Guerra Mundial.
Quando retornou ao Brasil, integrou o grupo de professoras da Escola de Enfermagem Anna Nery na qualidade de Instrutora de Nutrição. Na audiência concedida pelo presidente da República, Getúlio Vargas, à diretora da EAN, D. Laís Netto dos Reys, durante a 5ª Semana de Enfermagem, em maio de 1945, Lieselotte Ornellas foi encarregada de proferir a saudação oficial. Tais confiança e admiração lhe eram dadas pela diretora, à época, D. Laís Netto dos Reys. Foi oradora da turma de 1945 e madrinha de touca do grupo do segundo semestre de 1948. Fez parte do corpo docente do curso para nutricionistas, criado no Instituto de Nutrição da UFRJ.
Em 1947, realizou o seu primeiro Curso de Pós-Graduação, College of Nursing, em Londres - Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico, objetivando ampliar seus conhecimentos numa área não abordada na Argentina, que era justamente a questão do racionamento alimentar em consequência da Guerra. Fez curso de especialização também nos EUA durante um ano; neste, buscou conhecimento técnico da nutrição. Em 1950, tornou-se chefe do serviço de dietética do Hospital dos Servidores do Estado. Neste mesmo ano, compôs a equipe de socorro com mais quatro médicos e sete enfermeiras para prestar assistência aos flagelados da inundação em Trinidad, Bolívia. Lieselotte Ornellas ficara incumbida da preparação e diluição de leite e fórmulas infantis coordenando uma equipe de enfermeiras deixada pela enfermeira-chefe D. Isaura Barbosa Lima, antes de regressar para Santa Cruz. Mais de uma semana de trabalho foi recompensada com um convite para conhecer a capital La Paz. Lá, a equipe foi alvo de muitas atenções: recepção do diretor geral de Saúde Pública e do embaixador do Brasil na Bolívia. O auge das homenagens foi a condecoração conferida a cada membro da missão, no Palácio do Governo. Em ato solene, o presidente da República, em pessoa, na presença de todos os ministros de Estado entregou a cada um o diploma que dava direito à condecoração "El Condor de los Andes". Lieselotte aproveitou a visita à capital para recolher muitas informações sobre alimentos locais que incorporou em seus registros.
Lieselotte casou-se aos 34 anos, em 16 de abril de 1953, com Alfredo Carvalho Ornellas, nascido no Estado da Bahia aos 14 de fevereiro de 1915, médico da Legião Brasileira de Assistência (LBA), do Banco do Brasil, e professor de Puericultura e Pediatria da EAN, passando ela a assinar-se Lieselotte Hoeschl Ornellas.
Foi integrante do corpo docente do primeiro curso de nutrição do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), atual Escola de Nutrição da Unirio, na qual foi titular da disciplina de Técnica Dietética desde 1943. Após anos de docência reuniu material de suas aulas e apostilas com extensa bibliografia, inclusive fontes estrangeiras dos cursos de nutrição que realizou na Inglaterra e Argentina, e editou o livro intitulado Técnica Dietética – Ciência e Arte na Cozinha de 1963 até 1979. Em 1975, na 4º edição do livro, este foi revisado e recebeu o titulo de Técnica dietética, seleção e preparo dos alimentos. Posteriormente, novas edições foram elaboradas com acréscimos, modificações com contribuições de outros autores. Atualmente, o livro já se encontra na 8º Edição e, sem dúvida, foi uma grande contribuição para a literatura da área de nutrição no Brasil.
Lieselotte Ornellas também colaborou com Cecília Pecego Coelho e Anna Jaguaribe Nava na elaboração do livro EAN: sua história, nossas memórias, publicado em 1997. Lieselotte Ornellas é autoridade na área de nutrição. Tem outras obras publicadas, entre elas A Alimentação Através dos Tempos. Visitou, em diversas oportunidades, a quase totalidade dos países abordados na referida obra. Ela igualmente é membro do conselho técnico-científico da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro e membro vitalício da British Dietetic Association. A professora aposentada de Nutrição e Dietética da UFRJ participou e participa de inúmeros eventos e congressos nacionais e internacionais.
Atualmente, Lieselotte Ornellas tem 96 anos, é viúva e reside no Rio de Janeiro no bairro de Ipanema num pequeno aposento decorado com diversas lembranças de viagens e condecorações recebidas ao longo de sua vida profissional. Tem como hobby admirável a pintura a óleo sobre tela, desenvolvida de forma autodidata.
A participação de Lieselotte Hoeschl Ornellas, tanto como docente quanto como profissional, durante 66 anos, contribuiu de forma singular para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição, sendo excelente nutricionista e exemplar enfermeira. Por sua contribuição prestada a ambas as profissões, Ornellas ganhou o reconhecimento profissional nessas duas áreas do campo da saúde. Seu espírito de conciliação, sua versatilidade, iniciativa, determinação, obstinação, otimismo e amor àquilo que faz sempre foram destaque em sua personalidade. Por suas qualidades profissionais e pessoais, a personagem Lieselotte Hoeschl Ornellas foi incluída no banco de dados denominado Quem é Quem na História da Enfermagem Brasileira, do Nuphebras/EEAN, assim como para a Nutrição não há como falar sobre a história da ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição sem falar sobre Lieselotte Ornellas. Ela é a personagem e memória viva da história destas duas importantes áreas da saúde, em especial no que se trata do pioneirismo da nutrição no Brasil.
Fonte:
Pacita Geovana G. de S. Aperibense/ ASBRAN / Prefácio à 8º Edição de Técnica Dietética Seleção e Preparo dos alimentos.
Autoria do verbete:
Cíntia Milene Comelli é nutricionista.
Navegue pelo mapa do Portal
- Geral
- Acesso à Informação
- Institucional
- Organograma
- Competências
- Base Jurídica
- Conselho Deliberativo
- Agenda de autoridades
- Diretoria Executiva
- Comitês de Assessoramento
- Comissão de Integridade
- Quem é quem
- Propriedade Intelectual
- Normas
- Comissão de Ética Pública
- Gestão de Documentos
- História
- Servidores
- Estatísticas e Indicadores
- Horário de atendimento
- Organograma
- Bolsas e Auxílios
- Programas
- Prêmios
- Popularização da Ciência
- Comunicação
- Parcerias
- Estudantes
- Pesquisadores
- Universidades
- Empresas